É o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um determinado ativo, com preços e prazos de exercício preestabelecidos. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Além disso, há a possibilidade de criar mecanismos para proteger seus investimentos e potencializar os lucros. Essa modalidade de investimento é destinada as pessoas físicas e jurídicas.
Conforme comunicado da B3, desde maio de 2021, foram alteradas as seguintes características de negociações das Opções sobre Ações, Units e ETFs:
Data de vencimento: atualmente o vencimento das Opções acorre na 3ª segunda-feira de cada mês, e a partir de Maio de 2021 ocorrerá na 3ª sexta-feira de cada mês. Caso não haja sessão de negociação na data, o vencimento ocorrerá no dia útil anterior.
Prazo de negociação: atualmente a negociação das séries vincendas ocorre até o dia útil anterior ao dia do exercício desta série, e a partir de Maio de 2021 as negociações poderão ser feitas inclusive no dia do vencimento. A negociação da série vincenda se encerrará 1h antes do horário final regular do pregão.
Exercício Automático: as Opções vincendas que apresentarem ao menos R$ 0,01 de lucro em relação ao fechamento da ação no dia do exercício serão automaticamente exercidas pela B3. As demais opções vincendas não serão exercidas.
Proteção: Menor exposição à grandes oscilações do mercado, limitando-se os riscos e os ganhos máximos.
Diversificação: Possibilidade de elaborar diversas estruturas de proteção, de acordo com o perfil e objetivos do investidor.
Possibilidade de retorno do investimento para os momentos de alta e de baixa da Bolsa de Valores.
Acessibilidade: Mercado de Opções possibilita o investimento de um montante de capital menor do que no mercado de ações.
Lembre-se de que Opções é um produto de renda variável. Ou seja, se você opta por investir nelas, está exposto ao risco de mercado e oscilações. É aconselhável não depender do valor aplicado para gastos imediatos e ter em mente
que este é um investimento de médio e longo prazo. Ao planejar deixar o dinheiro aplicado por prazos maiores, é possível reverter eventuais desvalorizações.
Risco de mercado: Possibilidade de resultados negativos, devido a mudanças nos preços dos ativos ou parâmetros do mercado.
Risco de liquidez: Incapacidade de realização de uma transação financeira, por motivo de não disponibilização dos recursos financeiros suficientes por parte do investidor.
Risco de Crédito: Não se aplica
Patrimônio garantido: depende da estrutura da operação. Veja lâmina.
Classificação de Risco: Alto.
Nos títulos com taxa de juros prefixada, com ou sem a variação de índices de preços (IPCA), da data da compra até o vencimento do título, podem ocorrer oscilações na taxa e caso o cliente opte por vender o título antes do vencimento,
a taxa pactuada no momento da compra não é garantida. Por essa razão, recomendamos que o investidor procure conciliar a data de vencimento do título com o prazo desejado para o investimento.