São contratos de compra e venda padronizados cujas partes, compradora e vendedora, se comprometem a comprar e vender determinada quantidade de um ativo, em uma determinada data futura, a um determinado preço. Esses contratos
podem ser utilizados para diferentes finalidades, como proteção e operações que buscam ganhos financeiros. Essa modalidade de investimento é destinada as pessoas físicas e jurídicas.
Proteção: É uma oportunidade para o investidor que não está disposto a correr riscos com a oscilações de preços.
Assegurar o preço mínimo de seu ativo/produto, garantindo a rentabilidade de seu negócio.
Acessibilidade: Possibilidade de replicar o comportamento de um índice financeiro, sem a necessidade de desembolso financeiro e os custos de transação do mercado à vista.
Ajuste diário do valor dos contratos, permite o encerramento da posição de qualquer participante em qualquer momento.
Comodidade: Acompanhamento da posição em tempo real pelo Home Broker.
Lembre-se de que futuros é um produto de renda variável. Ou seja, se você opta por investir nelas, está exposto ao risco de mercado e oscilações. É aconselhável não depender do valor aplicado para gastos imediatos e ter em mente
que este é um investimento de médio e longo prazo. Ao planejar deixar o dinheiro aplicado por prazos maiores, é possível reverter eventuais desvalorizações.
Risco de mercado: Possibilidade de resultados negativos, devido a mudanças nos preços dos ativos ou parâmetros do mercado.
Risco de liquidez: Incapacidade de realização de uma transação financeira, por motivo de não disponibilização dos recursos financeiros suficientes por parte do investidor.